Dos poucos locais no Algarve com uma riqueza tão grande de um ponto de vista do Património Histórico (desde a fortaleza aos menires) que tem uma importância chave a nível mundial com todas as histórias e lendas que proporciona.
O Infante D. Henrique, os Descobrimentos, as caravelas, há toda uma série de analogias que se fazem quando se evoca a magnificência de Sagres.
A fortaleza
Orginária do século XV está classificada como monumento nacional. O complexo inclui a fortaleza, o torreão, a “rosa dos ventos” (este enorme circulo com 43 metros de diâmetro, desenhado no solo por pedras é seguramente o mais místico e esotérico foco de intriga e controvérsia) e a Igreja de N. Sr. Da Graça que foi construída sobre as fundações da primitiva Igreja de Sta. Maria fundada pelo infante D. Henrique. Com uma paisagem fabulosa que inclui falésias que em alguns locais chegam aos 80 metros, é sem duvida um local que convida à reflexão.
O Farol do Cabo São Vicente
Neste local mágico, que ilumina o caminho a quem por aqui passa, ponto mais ocidental da Europa, pode assistir a um dos por de sol mais bonitos do país.
O Forte do Beliche
O Forte de Stº António do Beliche foi erigido no século XVI e reedificado em 1632. A porta de entrada ostenta o escudo de armas d´El Rei D. Sebastião. No interior da fortificação existe a capela de Stª Catarina, com uma forma cúbica, inspirada nos morabitos árabes, que eram celas de ascetas. Uma escadaria desce até ao mar onde se encontra um dos melhores pesqueiros da região.